Portas de madeira

Dentre os tantos tipos de portas hoje disponíveis no mercado, feitos com os mais diversos materiais, questões como preço, manutenção e função no ambiente são importantes para determinar a escolha da porta ideal para sua obra. Mesmo com tantas opções, uma ainda é sem dúvida a mais popular: a porta de madeira.

Características

A madeira é reconhecida pela sofisticação que pode proporcionar a um ambiente, o que justifica sua preferência. Quando se utiliza esse material, não é difícil conseguir um toque rústico e elegante  no ambiente. Além de bonita a madeira também é resistente. Uma porta de madeira pode não proporcionar o melhor isolamento acústico, quando comparada com outros materiais como aço ou fibra de aço, mas são ótimas no quesito segurança.


Um acabamento adequado na madeira previne deformações e rachaduras, e por isso é essencial para a manutenção simplificada da porta. Se o acabamento estiver inadequado, isso se resolve comprando um selante de qualidade. Pintar também ajuda a aumentar a durabilidade.


Uma porta de madeira maciça é constituída de um pedaço sólido do material, e isso a torna um dos tipos mais caros no mercado.

Sendo usadas na entrada da casa ou seu interior, podem ser acrescentados detalhes, adornos e formas pensando na customização decorativa.  Listamos alguns dos tipos mais comuns abaixo.

Portal de Madeira

É feito com madeira resistente e pode ser personalizado com vidro e pintura. Geralmente essa é a escolha para o hall de entrada.

Portas de Madeira Almofadada


Elas possuem molduras, em baixo e alto relevo, em sua superfície que imitam algum desenho ou apenas contornam as extremidades.

Portas de Madeira Frisada


Articuladas ou não, é o modelo usado em áreas internas para a economia de espaço. Como decoração, possuem filetes que formam imagens na vertical ou horizonta.

Portas de Madeira Lisa

Sendo semi-oca ou sólida, é um modelo tradicional que combina com a maioria dos ambientes ou decorações.

Portas de Madeira Pivotante

Não possuem dobradiças e a maior vantagem está na economia de espaço que proporciona. Ela é mais alta e larga que o padrão e por isso acaba deixando o ambiente mais leve e iluminado. Utiliza puxadores e fechadura especial.



Fonte: http://www.plantasdecasas.com/

Portas de madeira