9 razões para usar pisos cerâmicos de tamanhos maiores



As peças de pisos cerâmicos ou porcelanato de grande formato pode desfrutar de um acabamento mais elegante e harmonioso, além de facilitar a manutenção e limpeza das linhas de rejunte de argamassa intermináveis.

Este tipo de material tem a cada dia mais sendo a escolha de profissionais arquitetos e decoradores de interiores na hora de definir os materiais de revestimento de pisos e paredes discriminados nas plantas de casas ou projetos de reforma de casas e apartamentos.


1. Piso de maior dimensão dá a impressão de que uma pequena sala é maior

Este é um truque popular que funciona muito bem e requer pouco esforço. Tudo que você precisa é simplesmente instalar pisos com formatos maiores.
Outra razão pela qual este conceito é eficaz tem a ver com o que o nosso cérebro associa automaticamente quando nossos olhos vêem as peças de cerâmicas maiores induzindo a percepção de que o ambiente tem um espaço maior causando um efeito distorcido, pois leva a pensar que você está olhando para uma área maior do que realmente ela é.



2. Visualmente mais atraente e dá um toque de requinte para a casa

Usando peças grande de porcelanato, por exemplo, pode oferecer um charme a mais além de valorizar a sua casa se comparado com imóveis com outros modelos de pisos menores.

O mesmo se aplica quando se utiliza grandes placas retangulares – eles tendem a alongar o quarto e dar-lhe uma sensação de estar num ambiente mais elegante e mais leve.



3. Menos linhas de rejunte de argamassa

Se o tamanho das cerâmicas são maiores, a quantidade de juntas com rejunte de argamassa vai diminuir e isto significa que existem menos juntas de argamassa para limpar ou acumular sujeira. A quantidade de linhas de argamassa também pode dar a ilusão de que o espaço é menor do que realmente é.


4. Corredores tornam-se muito mais fácil de limpar e manter

Quanto menos as linhas de argamassa, maior facilidade terá em manter e limpá-los. Com menos linhas de argamassa para limpar estará poupando tempo e dinheiro em produtos de limpeza.


5. Dimensões de pisos maiores são mais fáceis de instalar e nivelar

Ao usar placas de pisos grandes, durante o assentamento terá menos peças para recortar e menos peças para medir. Uma peça de 100 cm x 100 cm cobre a mesma área do que 3 peças de 60 cm x 60 cm.


6. Mais versátil do que cerâmicas menores

O uso de peças de piso grande é mais adequado para uma variedade de superfícies, como paredes de banheiro, cozinha ou área de serviço, as chamadas paredes de áreas molhadas da casa.

Decoradores tem usado peças grandes aplicadas em paredes de ambientes especiais para criar um visual diferenciado, por exemplo em paredes de salas de estar, áreas gourmet e em pequenas edículas externas. Isto irá criar um belo visual em casa e pode dar a ilusão de que o espaço é maior do que é.


7. Peças maiores criam uma sensação de calma e tranquilidade


Placas de pisos maiores podem tornar a sua casa com uma sensação mais aberta, mais livre, especialmente se a pessoa usa peças de cor bege, gelo ou branco, por exemplo. Muito usadas em ambientes para entretenimento ou para relaxamento e lazer.


8. Tempo de instalação mais rápida


Certifique-se de que o instalador está ciente do trabalho de preparação do piso e nivelamento da superfície de contra piso antes da aplicação dos pisos com argamassa colante – esta etapa deve ser bem executada para não ocorrer problemas no assentamento das peças.

Uma vez que toda a preparação necessária é feita, com o contra piso nivelado em seguida poderá instalar o piso cerâmico, que deverá fluir de forma muito mais rápida em comparação com aplicação de peças menores. Isso ocorre porque as placas maiores cobrem áreas maiores, reduzindo assim o tempo de instalação.


9. Peças maiores valorizam a sensação de caminhar no espaço de uma sala

Uma peça de piso maior significa menos interrupções da superfície do piso, o que torna o visual e sensação agradável de andar mais confortável e solto.
Para concluir considera-se uma peça de grandes dimensões as peças de porcelanato, pisos cerâmicos ou placas de granito ou pedra com dimensões acima de 60x60cm, 80x80cm ou 100x100cm. Se gostar das dicas então deixe seu comentário sobre as suas escolhas.



Fonte: Plantas de casas

9 razões para usar pisos cerâmicos de tamanhos maiores