Cuidados burocráticos na hora de fazer uma reforma


Quem nunca sonhou em ter um lar com o seu próprio estilo? Fazer com que a sua casa seja um local aconchegante e que tenha a configuração ideal dos seus desejos é o objetivo de muita gente que está reformando. Mas, por muitas vezes, esses sonhos acabam se tornando verdadeiros pesadelos se as etapas do planejamento da reforma, elaboração do projeto ou dos reparos são ignoradas e as questões burocráticas não são devidamente verificadas, o que resulta em uma grande dor de cabeça quando o momento deveria ser de felicidade.

Hoje vamos abordar alguns aspectos importantes na reforma de um imóvel para que você não se perca na hora de enfrentar a burocracia e os cuidados que esse processo implica. Acompanhe:


Providencie a documentação

Os reparos a serem feitos em uma construção não necessitam da solicitação de alvarás nas prefeituras, diferentemente das reformas. Caso a área construída do imóvel precisar ser alterada, é necessário que o órgão responsável pela fiscalização de obras do município vá até o local para aprovar a viabilidade das modificações a fim de que a documentação seja devidamente atualizada.

Os valores referentes às vistorias e aos alvarás têm custos variáveis para cada cidade, bairro ou região e devem ser previstos antes da reforma ser posta em prática. Outra questão burocrática a ser observada é quanto às reformas em edifícios. O síndico do condomínio deve ser consultado para fazer esclarecimentos a respeito de ruídos e descarte de entulhos, de horários e localizações de caçambas, etc.


Atente-se ao projeto

Os trabalhos relacionados à ampliação da área do imóvel ou reparos para fins de revitalização não são tão simples como muitos pensam. O ideal nessas horas é poder contar com o trabalho de um engenheiro.

Caso a reforma considere alterações na estrutura como: demolição de pilares ou vigas, acrescentar paredes novas ou fechamento de janelas com alvenaria, que envolve acréscimo de cargas a estrutura existente, você obrigatoriamente deve procurar o engenheiro responsável quando a edificação foi construída ou contratar um novo profissional engenheiro que possa avaliar essas interferências que você pretende fazer. Pois isso pode comprometer a segurança da sua obra.

Um bom projeto é aquele realizado por profissionais competentes da área, o que garantirá um serviço bem executado. Com o desenvolvimento dessa tarefa nas mãos de um especialista, os responsáveis pela reforma serão mais bem instruídos, os prazos tendem a ser mais realistas e os gastos com perdas de materiais serão diminuídos consideravelmente.


Cuide dos contratos

Ao contratar profissionais responsáveis pelo projeto ou empreiteiros, o normal é que os prestadores de serviços trabalhem com contratos. Caso não tenham essa iniciativa você poderá ter muita dor de cabeça com eventuais transtornos que muitas vezes têm consequências jurídicas indesejadas.

É altamente recomendável a elaboração de um contrato, firmando as condições gerais da execução da obra como prazos, verba para materiais de construção, questões financeiras, condições anteriores das instalações hidráulicas e elétricas, entre outras coisas.

Este tipo de formalização diminui muito as chances de desentendimentos entre os trabalhadores envolvidos na reforma do seu imóvel.


Avalie as melhores opções de financiamento

A reforma de um imóvel pode resultar em gastos enormes. Parcelas, entradas, documentações, entre outros itens, normalmente complicam a vida do proprietário quanto aos aspectos financeiros.

Nesse sentido, se você optar por um financiamento para fazer a compra de materiais de construção pesquise bem sobre os serviços oferecidos pelos bancos de forma que o seu orçamento não fique inteiramente comprometido.

Lembre-se de que é normal que ocorram situações emergenciais em obras, tornando necessário alguns gastos a mais. Orçamentos são estimativas da quantidade de materiais com os respectivos valores e conforme a qualidade dos serviços é possível que ocorra variações para mais ou para menos. Por isso, é preciso pensar em todo o planejamento das modificações para não passar por apuros indesejados nas suas economias.


Tenha um seguro de obra

Contar com um seguro de obra é válido para as reformas ou reparos que serão realizados com os moradores ausentes. Sumiços de materiais de construção ou de qualquer tipo de artigo presente no imóvel são situações que podem causar grande desconforto entre as partes envolvidas, além de prejuízos financeiros para os proprietários.

Essa é uma medida que pode parecer exagerada, mas que evita muitos problemas na relação entre os empreiteiros e donos dos imóveis.

Analise cada passo a ser dado na sua reforma, procure orientação de profissionais experientes e pense em situações que podem dar errado. Assim, você terá tudo aquilo que sonhou de acordo com o seu planejamento!



Fonte: http://www.plantasdecasas.com

Cuidados burocráticos na hora de fazer uma reforma