4 dicas para projetos de cozinha da nova casa

Antes dos anos 80 e 90, as cozinhas eram apenas mais um cômodo da casa. Geralmente de pequenas dimensões e muitas vezes escondidas. Veja dicas que estão definindo algumas tendências de cozinha e design…

As cozinhas de hoje são peças centrais e passou a ser um dos compartimentos de maior importância no projeto e construção das casas. Veja algumas tendências utilizadas por profissionais arquitetos, decoradores e designers.


Pinte suas paredes

Em vez de utilizar azulejos nas paredes, como a maioria dos proprietários fazem, que tal pintá-las usando na cozinha uma tinta de qualidade.

Ao invés de ficar limitado pelas opções de azulejo disponíveis, por que não ir para a pintura, que lhe oferece uma ampla variedade de escolhas. Na pintura também há liberdade para misturar pigmentos e obter cores personalizadas.

Uma vantagem para paredes pintadas é que as cores da parede podem ser alteradas a qualquer momento, alterando o humor e aparência do ambiente e com menor custo.


Use bambu ou bancadas de madeira maciça



O uso de placas de bambu prensado  em bancadas ou  madeira natural maciça não são novos para cozinhas, no entanto, só fizeram um grande avanço nos últimos anos.

Muitas vezes, os proprietários usam o revestimento com placas de bambu em ilhas ou bancadas para pequenas refeições, em vez de granito ou pedra sintética, já que estes materiais não transmitem sensação de frio.

Embora o uso de madeira maciça teria de ser tratada, estas bancadas oferecem uma aparência natural e aconchegante para a cozinha.


Opte por puxadores ou alças integradas



Uma maneira popular para fazer sua cozinha parecer minimalista e moderna é ter armários com alças integradas ou um sistema de dobradiças sem puxadores.

O sistema sem puxadores cria um visual minimalista e é fácil de limpar.


Considere a moderna tecnologia de sensores

Se os preços não são um obstáculo, as opções são infinitas quando se trata de tecnologia que você pode usar na cozinha.

Agora os proprietários podem abrir os armários sem esforço usando portas com sensores também utilizados nas lixeiras de bancada e torneiras, simplesmente aproximando as mãos sobre a área do sensor.


Dicas de planejamento e design da cozinha

A cozinha é o coração da casa e muitas vezes é o ponto de encontro de  sua família. Nos dias de hoje as cozinhas tornaram-se mais do que apenas um lugar para preparar alimentos e guarda de produtos de limpeza, elas tornaram-se frequentemente o ponto central da residência.

É importante que a cozinha seja esteticamente agradável. Você pode conseguir isso usando portas de armários e bancadas de estilo, mas mais importante, garantindo que a função da cozinha é uma prioridade em sua lista.

Uma cozinha mal projetada ainda pode parecer boa, mas se a funcionalidade for prejudicada só vai causar desconforto e deixá-lo frustrado.

Faça um design considerando a cozinha em zonas


É importante que a cozinha esteja dividida em zonas ou áreas onde ocorrem certas ações específicas. Por exemplo, não é prático ou seguro guardar produtos de limpeza com mantimentos. Portanto, crie zonas específicas da seguinte forma.

Normalmente, uma zona de limpeza incluem a pia, armário de vassouras e área de produtos de limpeza.
  
O fogão, forno e microondas, bem como armários, gavetas para utensílios de cozinha, talheres, panelas e frigideiras, e qualquer outra coisa que você precisa para tornar mais fácil cozinhar, todos constituem a zona de cozinhar.

A zona de armazenamento de supermercado normalmente constituem uma área que abriga produtos que necessitem um ambiente frio, bem como mantimentos secos onde estão o freezer e geladeira e pequena despensa.

Armários onde os proprietários armazenam frutas e vegetais também se tornaram populares.



Fonte: http://www.plantasdecasas.com

4 dicas para projetos de cozinha da nova casa