As 10 dicas mais importantes para escolher o apartamento ideal

Adquirir um imóvel é um dos investimentos mais importantes da sua vida. Pensando nisso, separamos 10 dicas para ajudar você a escolher o apartamento certo, tudo para evitar futuros arrependimentos.

1ª – Valorização da região

Obras e construções previstas na região podem valorizar ou depreciar a sua moradia. Órgãos públicos e shoppings, por exemplo, ajudam a alavancar as vendas de imóveis próximos, valorizando o seu apartamento. Já rodovias, em consequência do barulho, são incômodas e desvalorizam a região.

2ª – Pense no longo prazo

Ao procurar um apartamento, é comum pensarmos no agora e optarmos por apartamentos que se adaptem somente à nossa situação atual. Mas, futuramente, essa decisão pode não parecer tão boa. Se você procura um apartamento para viver por muitos anos, e tem nele seu sonho/projeto de vida, é importante considerar esses pontos e fazer uma projeção de como a sua vida poderá ser daqui alguns anos.

3ª – Segurança

Às vezes uma simples passada pelo bairro não desvenda todos os seus mistérios e não passa uma ideia concreta de como é a vizinhança. Para evitar surpresas depois que você já tenha se mudado, fique atento: procure visitar a região do apartamento em horários diferentes, como à noite e nos finais de semana. Conversar com moradores que residam na região também ajuda a perceber se o local é ou não seguro. Se sentir que talvez o lugar não tenha a segurança que você espera ou que o perfil do bairro não condiz com a sua rotina, procure outras opções de apartamento.

4ª – Prioridade de espaços

Sempre tenha muito claro quais são as suas reais necessidades. Por exemplo, talvez você não goste muito de cozinhar, mas precise ter um escritório para trabalhar em casa. Sendo assim, não faz sentido nenhum ter uma cozinha gourmet, que é mais elaborada e dedicada especialmente para quem tem amor pela cozinha, em um apartamento que tem um quarto só. Portanto, defina suas prioridades e quais espaços da casa são mais importantes para você e invista nisso.

5ª – Incidência solar

Seu apartamento deve ser bem arejado, sem umidade e com temperatura amena. Para encontrar o seu termostato ideal você precisa avaliar o apartamento através da bússola. Apartamentos com a face voltada para o Sul só recebem luz do sol na parte da manhã durante o verão. O resto do ano quase não recebe a incidência de luz solar. Esse tipo de apartamento pode sofrer com temperaturas muito baixas no inverno e têm uma propensão maior de apresentar umidade. Já os que são de face Norte recebem a luz do sol o ano todo. As proliferações de fungos por causa de umidade ficam extintas, mas deve ser levado em consideração que em regiões mais quentes ter o sol batendo nas janelas e paredes o verão inteiro pode não ser o ideal.

6ª – A área do apartamento deve ser considerada

O apartamento que você está olhando pode não ter a planta com a disposição de cômodos que é perfeita, mas se sua área for satisfatória, nada impede que o imóvel seja comprado e reformado depois. Por isso, evite comparar os imóveis apenas pelo número de cômodos, leve em consideração também sua metragem.

7ª – Uma decisão rápida garante a oportunidade

Apesar de a compra do imóvel ser uma decisão muito importante e exigir uma busca detalhada, também é preciso tomar cuidado para não pecar pelo excesso. Um imóvel muito bom pode ter maior procura, e o comprador pode perdê-lo pela demora na decisão.  Se você encontrou o imóvel dos seus sonhos, não perca tempo. Contate a corretora ou os proprietários e faça uma proposta por escrito. Isso pode te colocar na frente de outros interessados.

8ª – Condomínio

Pra quem vai morar em condomínio seja de casas ou apartamentos, é importante verificar a quantidade de imóveis no local. Quanto mais imóveis, menor será o custo do condomínio já que o valor será dividido em um maior número de moradores. É importante verificar os itens de lazer e ver o que você precisa realmente, normalmente áreas de lazer com piscina costumam pesar muito no valor final a ser pago.

9ª – A necessidade da garagem e box

Se você tem carro, dê preferência a edifícios com garagem. Apartamentos com vaga na escritura vão livrá-lo do estresse de sempre ter que procurar vaga na rua – além do box na garagem que serve para guardar todas as coisas que você não gostaria ou não teria espaço no apartamento. Sem contar que a vaga na garagem demarcada é um item que facilita a venda do imóvel no futuro, além de valorizá-lo.

10ª – Área externa

Mesmo que seja uma pequena varanda já faz toda a diferença no clima da casa. Seja para quem tem cachorro, quem quer montar um pequeno jardim ou apenas ter um lugarzinho para tomar um ar depois de um dia cheio, a área externa é fundamental.  Além de valorizar seu imóvel na hora da venda.


fonte:tottem

As 10 dicas mais importantes para escolher o apartamento ideal